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AtualizaçãoQua, 18 Jun 2014

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Evangelização de Bebês - Mini-Apostila 2008 - 2009

                                                   Evangelização Infanto-juvenil do  N.E “Maria de Nazaré”
                                                                           Evangelização para Bebês

                               Ciclo A -  0 a 1 ano e 10 meses             Ciclo B – 1 ano e 11 meses até 2 anos e 11 meses  

 1 Evangelização para Bebês: como tudo começou...                                          

Essa tarefa surgiu da idéia de se construir um espaço onde pudesse ser trazida a realidade espiritual e evangélica através de uma linguagem que tocasse esses corações infantis. Nesse sentido optamos pelo nome “Evangelização para bebês” e não “Berçário”, pois o objetivo não era a construção de um espaço onde as crianças ficassem para que suas mães/pais pudessem assistir o estudo em outro  local. Ao contrário, pensamos que a presença dos pais em conjunto com os bebês no processo de evangelização de seus filhos seria fundamental. Para, além disso, “evangelização para bebês” retrata melhor o trabalho desenvolvido com conteúdo evangélico-doutrinários, semelhante ao que é realizado nos demais ciclos da evangelização infantil.                                                                                    

Inicialmente essa evangelização para bebês foi pensada em um ciclo para crianças de 0 a 2 anos e 11 meses. Porém percebeu-se que é uma variação de idade muito grande nessa faixa etária, com fases de desenvolvimento bem diferenciadas. Optamos então, no segundo ano da tarefa em organizá-la em dois ciclos em 2009, que chamamos de  Ciclo A  - de 0 a 1 ano e 10 meses (aproximadamente) e Ciclo B – de 1 ano e 11 meses a 3 anos. A divisão não é puramente cronológica, ela vai variar de acordo com cada criança e seu desenvolvimento, podendo a criança com menos de 1 ano e 11 meses passar para o ciclo B.

2 Quem é evangelizado: bebês e a presença da mamãe e do papai...

Ao pensar na Evangelização para Bebês entendemos que alguém fundamental precisaria participar desse momento: as mães e/ou os pais.  Mais do que trazer seus filhos, os pais tem presença ativa no processo de evangelização dos mesmos e participam da aula tanto quanto os bebês.

Essa importância se traduz basicamente em três aspectos:
a) A evangelização para bebês traz um conteúdo evangélico-doutrinário que evangeliza tanto os bebês quanto suas mães/pais.
b) Para além do conteúdo, a evangelização, tanto pelo seu aspecto vibracional como pela proposta de construir uma comunicação com a criança, tem como consequência um trabalho no vínculo entre mãe/pai e o bebê: os aproxima e facilita a recepção harmoniosa desse espírito em seu processo reencarnatório.
c) Apresenta possibilidades para os pais continuarem o processo de evangelização em casa, com o estímulo ao Culto do Evangelho no Lar incluir também o bebê, partindo da repetição das experiências vividas na aula da semana.

No Ciclo A, a presença das mães e/ou pais é fundamental: garante a ambientação da criança e os aspectos relatados acima são trabalhados.

No Ciclo B, a presença de mães e pais é desejável, mas varia de acordo com a adaptação de cada criança e necessidade da família. Esse ciclo B é também uma transição para o próximo ciclo de evangelização infantil, onde não haverá presença dos pais, então entendemos ser importante que a ausência da mãe/pai seja feita de forma gradual.

3 Como se comunica com bebês: o emocional, o sensorial e o lúdico.
        

 A evangelização nessa faixa etária não é somente um espaço apenas para ambientação das crianças à casa espírita e à realidade espiritual, é também momento de trazer a partir dos registros sensorial, emocional e lúdico o conteúdo evangélico-doutrinário.
 Na busca de bem realizar as aulas de Evangelização para Bebês, um aspecto importante que verificamos para atender a essa faixa etária, foi à organização do ambiente, buscando auxiliar o registro do conteúdo evangélico-doutrinário, como anteriormente colocamos. O espaço é planejado e construído para facilitar os encontros, interações e trocas (mãe/pai e crianças) e principalmente o bem estar de todos do grupo. As crianças junto aos responsáveis constroem a sala com sua participação ativa. 
No espaço sala não há cadeiras e mesas, o chão é coberto por tapetes coloridos (EVA) para que as crianças circulem livremente. A cada aula, quando há atividades (de registro), as mesmas vão servindo de decoração e ambientação da sala, proporcionando a participação de todos na sua construção, gerando assim maior pertencimento do ambiente.                                                                                        O material para as crianças Ciclo A  - de 0 a 1 ano e 10 meses (aproximadamente) que escolhemos como ponto de partida foi o “Tapete  Contador de Histórias”, nele inicialmente trazemos o conteúdo da aula. A escolha por esse recurso é que é um material adequado a faixa etária, de manuseio seguro para as crianças, pois é feito de pano, bem lúdico e que possibilita grande interação entre elas.  Na vivência com os bebês, utilizamos também como recurso nas aulas, bonecos de pano e muita música. Nas aulas, por exemplo, de reino vegetal e mineral, todos experimentaram legumes, frutas, verduras, sentiram o contato com a terra, com a água e sempre bem juntinho aos pais e ou responsáveis. 
Já no material do Ciclo B – de 1 ano e 11 meses a 3 anos  nós também utilizamos  o tapete, mas o principal recurso é a Contação de História com a participação das crianças. Buscamos a cada estudo ambientar a sala (cidade de Nazaré, Jerusalém, o deserto, o poço de Siloé, etc.) e é nesse espaço de vivência das parábolas e histórias que acontece a Evangelização. Para melhor assimilação o material concreto é adequado ao tamanho das crianças, construímos cubos vazados que são casas (onde elas entram), o poço de Siloé onde elas buscam água para fluidificar, Jesus (em forma de boneco), etc. 
Acreditamos que é na vivência desse espaço rico e em constante transformação (com Evangelho, afeto, atenção e interação) que as crianças estabelecem relações, registram e sentem o conteúdo evangélico-doutrinário.

4 Como se organizam as aulas : importância da rotina

As crianças na faixa etária dos dois ciclos precisam de uma rotina estruturada e previsível para que consiga compreender o momento em que está inserida. Juntamente à rotina, a atenção concentrada em uma mesma atividade não passa de 15 minutos. 
Assim, organizamos as aulas de ambos os ciclos em 4 tempos de 15 minutos. Cada parte da aula tem um objetivo e ao fim de cada uma inicia-se outra com características diferentes para que o bebê consiga manter sua atenção em uma atividade agradável. Os quatro tempos são:
1º) Integração – no qual as crianças e pais/mães são recepcionadas e a música tem um lugar central.
2º) História – onde o conteúdo da aula é trazido através da narração de histórias, usando como recurso didático o “tapete contador de histórias” (ciclo A) e a “história participativa” (ciclo B)
3º) Experimentação  - atividade prática onde os bebês experimentam sensações, emoções e desenvolvem ações que complementam o conteúdo trazido na história.
4º) Socialização  - momento de encerramento da aula, realizado após a prece, em que há espaço para troca entre mães/pais sobre questões ligadas à recepção deste espírito  e evangelização da família, bem  como troca e compartilhamento entre os bebês maiores, onde é feito um lanche coletivo.
          Observação: há aulas, especialmente no ciclo B, que os momentos 2 e 3 se misturam em apenas um momento. Quando isso ocorre, esse momento único apresenta etapas, sempre respeitando o tempo máximo de 15 minutos em cada uma.

 Experiência de 2008:

Tivemos um único ciclo e a programação previu apenas um semestre de temas, pois suas atividades iniciaram-se em agosto de 2008. 
Os temas foram construídos explorando os dois primeiros princípios fundamentais da Doutrina Espírita: Deus e Jesus. O tema Deus foi mais explorado, trabalhado conjuntamente com outros temas, especialmente Evolução.
Percebemos nesse ciclo a necessidade de sempre pensar em atividades que contemplem os bebês menores (até 11 meses) e os maiores de 1 ano, que apresentam necessidades e interesses diferenciados.

Experiência de 2009: Ciclo A e Ciclo B.                                                                                                                                      

 Nesse ano optou-se por fazer uma programação anual diferente para cada ciclo, de acordo com as faixas etárias descritas acima.                                                                                                                                                                                        

No Ciclo A seguiu-se o mesmo roteiro do ano anterior, tendo como tema geral “Deus”, entretanto com mais tempo para trabalhar os diversos aspectos das aulas da programação. Estamos em constante avaliação e repensar dessa evangelização para bebês e estamos refletindo o que seria melhor nesse Ciclo A: se um ano de programação mais gradual ou 6 meses de programação que se repetiria.  Essa repetição seria importante para que o aprendizado se fixe melhor nos corações e mentes infantis, pois em 6 meses nessa etapa da reencarnação o desenvolvimento é surpreendente e bastante rápido e a aula repetida seria percebida pelas crianças de forma bastante diferente que há meses atrás.
No Ciclo B o tema geral trabalhado é “Jesus”. A proposta foi iniciar do nascimento de Jesus, Jesus-bebê, Jesus-menino até Jesus adulto. O temário foi pensado com o objetivo de trazer Jesus para próximo dos corações infantis, tornando-o um amigo sempre presente, reconhecendo-o como nosso irmão mais velho com muito a nos ensinar. O primeiro semestre de 2009 trabalhou diversos temas com Jesus criança e no segundo semestre Jesus cresce e se torna adulto, se apresentando como o grande “contador de histórias”, possibilitando introduzir as parábolas.

5 - Temário

A - Programação 2009                                                                                                                                                               1- Deus Pai Criador
2- Deus Criador - Reino mineral: Água
3- Deus Criador - Reino Mineral : Pedras
4- Deus Criador - Reino mineral: Terra
5- Deus Criador - Reino Vegetal : Sementes -  Parábola do Semeador
6- Deus Criador - Reino Vegatal: Sementes - Fluido vital
7- Deus Criador - Reino vegetal: Plantas (Folhas comestíveis)
8- Deus Criador - Reino vegetal - Legumes (Degustação)
9- Deus Criador - Reino Vegatal - Árvore (fotossíntese)
10- Deus Criador - Reino vegetal : Flores
11- Deus Pai Criador - Reino Vegetal: Frutos (degustação)
12- Deus Pai Criador- Reino Vegetal: Ciclo da vida: Plantar a semente, nascer a plantinha (fotossíntese), flores (polinização- vento) e frutos
13- Deus Criador - Reino Animal: animais das águas invertebrados - invisíveis ( ameba, protozoários etc) - apresentação do princípio inteligente
14- Deus Criador - Reino Animal: Animais das águas (invertebrados - invisíveis) - princípio inteligente - ( União das substâncias Elementares)
 15- Deus Criador - Reino Animal : Animais das águas - apresentação do túnel da evolução - substâncias elementares  se transformando em peixinhos
16- Deus Criador - Reino Animal: Animais das águas: Peixes (diversas espécies, cavalo marinho, baleia, golfinho etc)
17- Deus Criador - Reino Animal: Animais que saem da água: tartaruga, jacaré, carangueijo....
18- Deus Criador- Reino Animal: Dinossauros (ovíparos)
19- Deus Criador: Reino Animal: Insetos ( metamorfose - agrande transformação)
20- Deus Criador Reino Animal: Animais que teêm asas. alguns voam , outros não.
21- Deus Criador Reino Animal: Animais da Floresta
22- Deus criador - Reino Animal: Animais da Fazenda
23- Deus Criador - Animais domesticos ( trabalhar afeto)
24- Deus Pai - Reino Hominal - Ser Humano - apresentar a inteligência Contínua
25- Deus Pai - Reino Hominal - " O corpinho" - apresentar as partes do corpo 1
26 Deus Pai - Reino Hominal "O corpinho" apresentar as partes do corpo -2
27-Deus Pai - Reino Hominal "O corpinho" apresentar as partes do corpo 3
28- Deus Pai Reino Hominal - familia
29-Deus Pai - Reino Hominal  - Amizade
30- Deus pai - Reino Hominal - Família Universal - Amor ao próximo
31- O Pai resolve enviar seu filho para ensinar a humanidade a amar . Apresentar Maria e José
32- Nascimento de Jesus
33- Jeus Bebê
34- Jesus Menino
35 - A Missão de Jesus ( Prática - visita fraterna - casa de idosos)
36- Jesus Irmão e mestre
37 - Encerramento e avaliação


Ciclo B - Programação 2009                                                                                                                                                       1- Nascimento de Jesus - Viagem para Nazaré
2- Jesus Menino (Bebê) primeiros cuidados
3- Jesus cresceu (túnel da evolução) Jesus menino
4- Jesus Louvando e agradecendo a deus
5- Jesus e o Precursor
6- Jesus , o carpinteirinho
7- Jesus e o poço - Recurso da água - água fluidificada
8- Jesus inicia suas curas. Passe, auxílio e cura da senhora
9- Jesus e o culto no lar
10-A implantação do culto no lar em outras casas
11- Dias das mães
12- Viagem para Jerusalém - caridade
13- O perdão e o templo
14 - O trabalho
15 - Imortalidade da Alma/Reencarnação
16 - Retorno à Nazaré - Relato à Maria do que aconteceu (caridade)
17 - Relato à Maria 2 (trabalho e perdão)
18 - Relato à Maria 3 (imortalidade da alma/reencarnação)
19 - Jesus crescendo – túnel da evolução
 
20 - Recaptulação - Jesus crescendo em nosso coração
21 - Deus, nosso Pai maior, Pai, nossa sustentação (Dia dos Pais)
22 - (junto com ciclo A)
23 - Jesus cresceu: nosso amigo contador de histórias
24 - Jesus fala por parábolas: O semeador
25 a 36 - Jesus e sua missão (parábolas, curas, ensinamentos - temas em construção)
37 - Avaliação e encerramento


Segundo semestre de 2008 – Ciclo Único

01 - Deus, nosso Pai e Criador
02 - Deus Criador: Reino Mineral
03 - Deus Criador: Reino Vegetal
04 - Deus Criador: Reino Vegetal - Frutos
05 - Deus Criador: Reino Vegetal - Frutos e vegetais
06 - Deus Pai: Reino Animal - Animais das águas
07 - Deus Pai: Reino Animal - Pequenos animais da terra
08 - Deus Pai: Reino Animal - Animais selvagens
09 - Deus Pai: Reino Animal - Animais domésticos (afetividade)
10 - Deus Pai: Reino Hominal - O surgimento do homem/o corpo
11 - Deus Pai: Reino Hominal - O ser humano
12 - Deus Pai: Reino Hominal
13 - Deus Pai: Reino Hominal - Família Universal
14 - O Nascimento de Jesus
15 - Jesus Menino
16 - Jesus irmão e mestre - A prática do amor fraterno (visita fraterna)
17 - Encerramento e avaliação
 

Obs: No segundo semestre de 2008 tivemos duas aulas comemorativas: Dia dos Pais (juntamente com o tema Deus, nosso Pai e Criador) e Dia das Crianças (aula aberta em que repetimos a História da Lagarta, explorada no tema Deus Pai: Reino Animal - Pequenos Animais da Terra). A primeira e ultima aulas do semestre também foram abertas (a primeira com apresentação do Grupo Musical Espírita Segredo e a segunda com apresentação de teatro sobre o Natal e vídeo da Evangelização). Assim, totalizamos 19 sábados de atividades na Evangelização para Bebês no segundo semestre de 2008